“Ah se o mundo inteiro me pudesse ouvir ...”

Acabei de receber a triste notícia de que um dos poucos locais que eu tive oportunidade de conhecer onde realmente acreditam no adolescente e ensina que temos força para mudar o mundo, vai ser fechado. Refiro - me ao Programa Aprendiz Comgás – PAC para os íntimos- onde fui ''aprendiz'' em 2007, na melhor turma que pôde existir ali, a turma PAC XII =D.

Hoje em dia, os jovens estão desmotivados e desacreditados, e é lá no PAC onde nos injetam uma alta dose de vontade, coragem, criatividade, senso crítico, habilidade, subsídio para de fato enfrentarmos nossos fantasmas e fazer nossos corres. É muito triste essa notícia, em meio que perdi o norte, o PAC foi minha segunda casa, e não é à toa que estou em meio á lágrimas pesadas e dolorosas. Sabe por quê? Por que, enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da "crise", há uma infinidade de políticos corruptos inaptos para qualquer cargo público mamando o dinheiro do povo
em todas as esferas públicas: municipal, estadual, federal. Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da "crise", há uma infinidade de líderes do tráfico investindo nos jovens desacreditados, dando "oportunidades" que o PAC não mais poderá oferecer. Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da "crise", o Sarney1 não está deduzindo uma mansão de R$ 4milhões no imposto de renda, por "esquecimento", culpando o contador pela "distração". Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da "crise", milhares de jovens desmotivados estão acomodados diante de uma TV assistindo "poder paralelo" e "caminho das Índias". Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da "crise", o Gugu recebe R$ 3 milhões à toa (o que você ganha por ano, ele ganha por hora). Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta de uma crise que foi gerada no lado norte do planeta, por países estritamente capitalistas e que pouco se importam com que ta aqui embaixo, eu estou aqui de mãos atadas sem poder fazer nada, sem impedir, sem poder patrocinar um local onde é praticada a cidadania, onde é estimulada a cultura, onde é 'fabricado' jovens futuristas e multiplicadores, há milhares de pessoas não dando a mínima para isso. Por que enquanto o PAC vai abaixar as portas por falta de patrocínio, por conta da crise, há pessoas catando lixo para sobreviver, crianças se prostituindo, meninos de aviãozinho no tráfico, garotos sentando o dedo numa Glock engatilhada, 'mães' abortando, cidades em Manaus embaixo da água, devido às cheias do Rio Negro sem ajuda nem mobilização de ninguém (mas se fossem as chuvas no sul do Brasil, haveria uma infinidade de auxílio, não é mesmo? Que mito o Brasileiro ser solidário, eu o definiria como interesseiro num caso desses), playboy se pagando num Audi, gente gastando fortunas em jogos e vícios, crianças morrendo de fome, uma pá de pivete dormindo a luz da lua, e eu aqui "folha seca num vendaval, um[a] inútil, é morrer aos poucos eu me sinto assim"2.

"Você consegue suportar tanta hipocrisia? Eu
não..."


O PAC fecha e leva uma parte de mim, e por mais triste que seja é a parte que eles mesmos criaram: de que é preciso acreditar, tipo "tenha fé porque até no lixão nasce flor3 ", mano se nem eles mais conseguem mais ser invulneráveis diante do sistema, a sim porque eu não acredito que o motivo seja devido a crise e sim motivos de "força maior" (leia-se : aqueles engravatados que não gostam muito dessas iniciativas), quem dirá nós que estamos na luta meio que sozinhos? Ao mesmo tempo em que me torno cética, descrente da minha geração e me torno exatamente o que querem (desarmada e fácil de manipular), acredito no potencial dos pequenos cidadãos, mas não há palavras para eu descrever o turbilhão de pensamento que povoa meu subconsciente e explicar o que é esse misto tão contraditório, e quando não há palavras uns se calam, outros se olham, outros gritam, outros ignoram. Eu por exemplo, vou chorar, pois no momento é a única arma da qual disponho (e do blog me expressar). Vou citar duas músicas que chegam próximo da tradução do que quero dizer:

"[...]Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz[...]"

(O que é o que é – Gonzaguinha)

"Ah!
Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi...

E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri..
Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...[...]"

(Azul da Cor do Mar - Tim Maia)

[spero que não passe de um pesadelo, um boato... =/ ]

"Por que é que tem que ser assim? Se meu desejo não tem fim..."

*esclarecimentos (isso aqui também faz parte do post então faz favor de ler)

1 Sarney: seu parasita desgraçado eu to de olho em tudo que você faz e não estou parada diante do seu show, você não me faz de palhaça: 11 de julho em frente ao MASP, na Av. Paulista, às 14:00 horas, mas uma manifestação do movimento "fora Sarney", eu estarei na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente cobrando o que é meu por direito, mas acabando lá eu vazo pra Paulista, causa mesmo pra te tirar daí seu sangue- suga. Pague pra ver, o povo já tirou até Presidente porque não tirar você???


2 Trecho do RAP "Sou função", álbum do Dexter 'exilado sim, preso não", na voz do dito cujo, Brown do Racionais e Função Lê Lê. Pode ouvir que eu aprovo.

3 Mais um RAP do bom, Racionais MC's, "Vida Loka parte I", sem palavras. Pode pá que num dá outra.


2 Algo a dizer?:

Anônimo disse...

Ai é osso neh Brêh??? Pelo q vc falava o PAC era foda e esse sistema é zika, espero que ele consiga se reerguer pq ele faz a diferença....

Anônimo disse...

Ei Brêhh, não sei se você conhece mas vou te mostrar um cara foda que eu conhecí a pouco tempo (ele morreu faz tempo, conhecí estudando rs. Assim como vc ele é Bre, mas é Brecht...

Espero que curta:

O Analfabeto Politico

Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Beijos... Elânia