Comics e Tragics parte II: Favelalto x Planalto Pequenos políticos, grandes pilantras.

(Ainda sobre a Vi Conferência Lúdica)


É, assim como o Lula (o alto escalão do nosso país), o Subprefeito (que não é eleito pelo povo, mas, 'representa' ele, estranho né?Eu ein... é cada coisa!), na Conferência, mostrou-se um ótimo aprendiz do Lula lá: não sabia de nada. O povo também, pois se soubessem de alguma coisa talvez não estivesse tudo a merda que esta, ou se sabe finge não saber, tipo aquele negócio dos três macacos sábios: "não fale, não ouça, não veja" (q é = a hipocrisia, só que em massa). Bom a bem da verdade, isso não é novidade... É que eu nunca tinha me deparado com algo tão deturpado, descaradamente... E depois, nós adolescentes quem somos irresponsáveis. Hahah. =D. Mas, me lembrei de algo: ele sabia de uma coisa, (além de péssimo humorista, lógico), ele sabia sobre o "Calçadão Cultural". Com certeza isso é muito importante (detalhe essa 'calçadão' é sim importante e abriga várias atividades, mas não é mérito da subprefeitura ou das propostas da conferencia de 2007, e sim dos VOLUNTÁRIOS que prestam gentilezas), mas para o sub acho que sua importância é estupenda: o número de moradores de rua por aqui aumentou e um calçadão poderá servir de dormitório para alguns ai é só arrumar uns jornais e fecho, já é! O tom pode ser cômico, mas a realidade é muito triste gente.

Sabe quem também tava lá? O vereador Alfredinho (PT-SP). Sabe o que é engraçado, eu mal o vi (acho que ele ficou lá uns 30segundos, só o tempo de anunciarem seu nome e ter tirado alguma foto com um pivete remelento no colo para 'provar' que esteve presente), pois quando eu me pronunciei sobre o número de delegados ele nem se manifestou, já devia ter vazado. Penso que era de suma importância isso pra ele, já que somos a voz da região que o elegeu, mas eu tava sonhando: se a comissão fez esquema pra me boicotar (falo mesmo!), porque um cara que tava ali só por 'estar' ia se preocupar em me apoiar? Déjàvu! Já vi essa cena antes! Não sou a única! Mas o que me deixa indignada, é esses jornais de bairro que comentam algum evento sem ter se quer aparecido por lá: hoje li que o "Alfredinho" esteve presente como se ele tivesse feito alguma bosta por lá, sendo que o que deveria estar noticiado era a voz do jovem, disse também que o evento contou com "500 crianças e adolescentes" e "90 adultos"! Mano eu me racho! Isso é muita piada! Então porque só foram eleitos 19 delegados e não 33, já que a proporção de 1 a cada 15??? Deixa-me ver se sei a resposta... Éhhhh, talvez porque estávamos em 386 no dia 10 e 37 (e não quase triplo, 90) no dia 11. A matéria tava cheia de erros, não de gramática como meus post (erro mesmo e daí?), mas nas informações. Nem falou dos delegados e das propostas das crianças e adolescentes, que era o objetivo do encontro! Mas quem lê entende que o merecimento do evento é político. Dica: o jornal "notícias" que circula por aqui na Capela do Socorro, Grajaú, Cidade Dutra, Parelheiros e Cia, gratuitamente, sempre trás matérias interessantes, mas deveriam checar melhor suas fontes, buscar mais de uma versão ou ponto de vista sobre um fato, para manter-se neutro que é como deve ser a imprensa, já que ela é altamente persuasiva na população, para não induzir a essas falsas idéias, ou seja, manipular o público, e não pagar esse mico, pois quem foi ao evento e participou dele de fato, quando ler a manchete, com certeza rirá até umas horas e desacreditará n o jornal. Se alguém do jornal "cobriu" o evento, queira por gentileza então prestar atenção aos objetivos, discussões, e afins que acontecem para relatar a verdade e somente a verdade em suas publicações, sem passar pano para este ou aquele. Pronto falei!

No último post, eu parei no paredão da inquisição ao Ilmo Sub com a meninada.

Mas uma etapa da desorganização da organização do evento: o atraso no almoço levou a um atraso nas oficinas lúdicas sobre os eixos orientadores e de onde saíram as propostas: estavam previsto para terem iniciarem após o almoço, mas como houve um pequeeeeno atraso , nós oficineiros, nos dirigimos para as salas das oficinas com nossos respectivos e adoráveis inscritos e inscritas e ficamos fazendo nada! Isso mesmo, nada. Se começássemos, poderíamos ser interrompidos para o almoço, e as atividades estavam programadas para durarem cerca de 1h30min. Nesse meio tempo de espera, as crianças e os adolescentes já estavam impacientes, também pudera né? Aí chegou a hora mais esperada da criançada, não, não era a novela das oito, nem Poder Paralelo, nem a merenda... Mas era o almoço. E que almoço, havia um zum-zum-zum de que não teria comida para todos, e que as crianças seriam a prioridade, ao menos na nossa conferencia isso foi assegurado, já que na realidade as crianças são as que mais passam fome, sendo que a deliciosa merenda que servem nas Escolas, Creches, CEI's, e outras siglas, muitas vezes é a única refeição da qual a molecada dispõe. Triste, mas fato. Como disse o pessoal do grupo Face da Morte, na música "Brasil sem educação", do álbum "O Crime do raciocínio": "Aí Ministro da Educação, o futuro da nação vai à escola pela refeição, que às vezes não tem o suficiente pra repetir o prato, que às vezes não tem um arroz-com-feijão pra comer no barraco. Aí, bate o sinal da merenda, àquele muleque com fome agradece o estado, nem tá ligado na sonegação no imposto de renda. Ai eu pergunto quem defenderá essas crianças? A esperança que não foi à escola, por causa do frio ou da chuva, que não tem caderno, sapato, nem blusa. Dificilmente você entende o nosso lado, o lado forte, o lado pobre e ao mesmo tempo fraco [...]" E em meio a toda essa realidade, na conferência houve comida para todos, só que um detalhe: as marmitas já vinham pronta, com muuita comida, que até eu não agüentava mais. Que bom que tinha sobrando? Que ruim! Ruim, como eles servem um marmitão daquele de pedreiro (com todo respeito a esses guerreiros que constroem o Brasil) para uma criança??? É óbvio que eles não agüentam, e resultado: muita comida no lixo, desperdiçada, num país que tem potencial para ser o "celeiro mundial", mas, tem habitantes passando fome. Enquanto naquela hora, os irmãos de muitos ali estavam com fome eles se viam obrigados a jogar fora algum tão precioso. Sem falar no volume de lixo gerado, belo exemplo! Nota 10 para o evento. Troféu jóinha! Magnífico!

Ta bom povo sem paciência de ler,vou dar uma pulada nos acontecimentos intermediários e vou pular para o final.

Ah não! Falta falar rapidinho das oficinas.

Tava um caos depois do almoço. Eu até troquei de turma na hora de realizar a oficina por alguns motivos: 1->adolescentes impossíveis que eu não conseguiria controlar e partiria para agressão (menos Brenda, beeeem menos!);2-> a molecadinha por quem eu troquei não tinham idade para sair de delegado e eu não poderia deixá-los sozinhos, já que os marmanjos que estavam na minha oficina tinham idade para isso. Então eu fui para a criançada de 7 a 11 anos, já imaginando como seria difícil lidar com esse publico. Ledo engano! Povinho esperto! Fiquei muito feliz com a sagacidade, a esperteza, a inteligência, o comportamento, as propostas, e a participação dessas crianças. 10 a 0 nos adolescentes com que eu estava antes, que nem sair de delegado queriam! Ainda bem que a Patty (aquela outra mina firmeza que participou do vídeo lembram? Então ela também tava lá) tava louca pra ser delegada e se candidatou, ganhou lógico. Voltando a minha oficina, eu fui pra lá sair de delegada, afinal também estava ali para isso. Veja só que irônico: o pessoal que tinha idade para ser delegado (dos 12 aos 18 anos) não queriam a oportunidade, já a moçadinha de até 11 anos tava louca para serem delegados, mas não tinham idade. É uma pena, seriam ótimos representantes da nossa região, visto que as idéias deles eram brilhantes e que sabiam se comunicar, reivindicar e
mais do que falar, sabiam pensar
. V
er aquela população em miniatura discutindo, deliberando, articulando de modo tão coerente, me fez ver que ainda há esperança, tipo aquele lance do Brown do Racionais MC, em "Vida Loka Parte II", do álbum "1000 trutas 1000 tretas": "[...] truta, onde estiver, seja lá como for, tenha fé, porque até no lixão nasce flor" né não? No meio de tanta porcaria, tem uma geração que assim como eu e uma galera que se articula, vão fazer a diferença e não ficarão na mesmice, no denuncismo e blá-blá-blé de sempre. Não lembro de que escola elas eram, se não me engano eram lá do Jd. Gaivotas, mas se um dia colarem por aqui no blog (a Thaís, umas das meninas, disse que adora net e vive conectada, quem sabe né?) fica registrado meu salve, e minha alegria de conhecê-los, meu apoio, minha crença. Vocês podem até não entender, mas no breu, elas foram a luz; no ceticismo, elas foram a fé; e num futuro brevíssimo, se já não são – Eu acredito- elas serão/são a diferença. Quero agradecer a Thalia, também do grupo, que além de propor coisas muito válidas com o grupo e ajudar a eleger as mais importantes, quis impor nossas propostas e desafios à plenária, sem timidez, com clareza, e fazendo uso de seu espaço, de modo único e sem temer o público de quase 400 pessoas, afinal ninguém melhor do que nós mesmos para tornar comum, nossas concepções. Mas uma vez salve!


MAS SABE O QUE É ENGRAÇADO???? ALÉM DO SUB E DA ORGANIZAÇÃO E DA IRONIA DE UMA CONFERÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ELES SEREM OS QUE MENOS TÊM VOZ????

Lá no planalto, uma CPI pode demorar o tempo que for necessário, mas nossas conferências são reduzidas, tivemos cerca de apenas uma hora para avaliarmos nossos problemas, propor soluções, identificar desafios e sintetizarmos a opinião da maioria, apesar da conferencia ter ido das 8 à 16:30, muito tempo ocioso, desorganizado... Conferir que é bom nada. Conferir o que, se nada foi feito! Incrível os contrastes favelalto/planalto né? Quer mais um? Uma das desculpas esfarrapadas, dos motivos que 'alegaram' para o 'NÃO' de 1 delegado a cada 10 participantes, era a de que eles 'até poderiam' fazer isso, mas corríamos o alto risco de não terem recursos para arcarem com a despesa desses 'delegados em excesso'. Ué????? O senado tem ato secreto, o Lula tem um avião, deputado tem castelo, Sarney tem mansão de R$ 4 mi, é 'dono' do Maranhão, o Jockey Clube deve mais de R$150 mi em IPTU à prefeitura de SP, a 'reforma' da minha escola custou ½ milhão de reais (acho que nem a construção da própria escola teve cifras tão,tão, tão alta), há vários 'caixas 2' e 'mensalões' na esfera pública e política, o trem bala RIO-SP está orçado em R$18 bi, a Globo não paga as concessões ao governo federal, e 10 adolescentes a mais, causariam um rombo ao orçamento da cidade, podendo afetar nosso PIB e até consumir nossas reservas de petróleo! Hahah! Quem vê, pensa que ficaremos hospedados em um hotel cinco estrelas, teremos assessores, helicóptero, segurança, empregaremos nossos chegados, pagaremos propina, auxílio-moradia no valor de uma casa mensalmente, guardaremos dólar na cueca, viajaremos o mundo mais do que o Lula lá, que dedicaremos monumentos faraônicos a nós mesmos, que seremos tão vigaristas e pilantras como eles. Gente fala sério né? Quanto custa 10 adolescentes na Conferencia Municipal (em local ainda não definido, mas com data marcada para 29, 30, 31 de julho, para você ver como este também é um grande candidato à desorganização)? Fala aí? Quanto custa? Agora me respondam quanto custa os jantares do Lula Lá com alguns senadores, pra aliviar o lado do Sarney e da CPI da Petrobras? Eu respondo: "manter o Sarney no Senado, a ilusão da Boa ministra-futura-presidente-desconhecida-ignorada-por-todos, Dilma Roussef, esconder os podres da nossa maior estatal, e manter as aparências da credibilidade do Senado que deveria ser transparente: não tem preço" Será que foi pago com VISA OU MASTER CARD? Ou com o cartão corporativo?Hahah. Ou eles mesmos quem cozinharam? Não são 'pizaiolos', segundo o Lula Lá? Talvez o prato tenha sido massa, mas a pauta da reunião-refição foi a manipulação das massas. Hahah. Vou colocar meu nariz vermelho!

Mas fazer o que? Cruzar os braços e reclamar? Não, já que sou uma, dos 19 delegados, meter a cara à tapa, mergulhar de cabeça, e com uma missão, com um objetivo: representar a quebrada em dobro, afinal somos menos de 20 para uma região de 20mil vezes mais habitantes. Eiiiita desigualdade que não vai emboraaaa.....

O fim da conferência foi com a apresentação dos delegados e suplentes eleitos, os agradecimentos à Obama, Michael Jackson, Xuxa, Ratinho, Bozo, Hebe, Galvão, a equipe de Caminho das índias, de Poder Paralelo, de Caras e bocas, de Malhação (em especial), Faustão, Globo, Britney Spears, Roberto Marinho (in memória), elite, políticos (todos) de Oiapoque a Chuí, não podendo esquecer do Silvio Santos, da Família Marinho, a sobrinha do empregado da mãe do tio da vizinha do irmão da enteada do pai que é primo em terceiro grau de fulano de tal que jantou com o PAPA, o Bin Laden, Sadam (in memória),aos hermanos,aos companheiros e a companheiras e outros chegados, e quem mais você quiser para preeencher o tempo e não dá tempo de nenhum jovem pensar em pensar que pode falar. E algumas apresentações de dança. Última faísca: porque após o vuco-vuco do regimento interno, não 'dava' tempo de Eu e a Di-L apresentarmos o vídeo + um bate-papo sobre o que é conferencia (só passaram o vídeo), ENTRETANTO,
deu tempo de duas patetas dançarem três músicas tuuuuudoooo à ver com o evento (anunciaram bumba-meu-boi, mas eu não vi nada folclórico na dança, a não ser que tenham adaptado para dança-minhas-vacas) e ainda depois uma apresentação de música country???? Complô?
Ahhh neguin! "Vai ser preciso muito mais pra me fazer recuar, minha auto-estima não é fácil de abaixar, olhos abertos, fixados no céu, perguntando a Deus qual será o meu papel? Fechar a boca e não expor meus sentimentos, com receio que eles possam causar constrangimento? Será que é isso, não manter compromisso, abaixar a cabeça e se manter omisso? [...]Me acorrentaram, mas não meus pensamentos[...]" (MV Bill- Só Deus pode me julgar)


E vamoquevamo causando e andando, pq o tempo não pára e o agora se foi. E eu também (Salve!)


"Mas eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar e ter a consciência que O JOVEM tem seu lugar"

"Sou Pagu indignada no palanque"


0 Algo a dizer?: